domingo, 28 de dezembro de 2014

A Biblioteca Escolar na aprendizagem e desenvolvimento de competências múltiplas


O Referencial «Aprender com a biblioteca escolar» estabelece as aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico num entendimento conceptual coincidente com os pressupostos e opções das Metas de aprendizagens das TIC. Em ambos os documentos é claro o reconhecimento de que vivemos um Tempo marcado pela informação e pelo digital, em que se torna necessário que as escolas assumam e desenvolvam metodologias adaptadas às necessidades de aprendizagem, presente e futuras, dos alunos.
Neste contexto de rápida mutação, também as bibliotecas escolares devem mostrar-se capazes de dar resposta às necessidades e interesses de aprendizagem que vão sendo percetíveis, conjugando a intervenção educativa em áreas tradicionais com a intervenção em áreas que emergem da disseminação das TIC. Esta evolução, que todos reconhecemos e a que assistimos diariamente, destaca a importância do desenvolvimento de novas e múltiplas competências e literacias. Assim sendo, a função educativa da biblioteca escolar tem de se expandir de forma a associar ao currículo essas novas e múltiplas competências.
Ganha, então, especial relevo a criação de novos ambientes de aprendizagem, em que seja pensada a integração dos recursos da biblioteca escolar a par da exploração e uso informado das tecnologias. As Metas de Aprendizagens das TIC que, ao contrário das metas curriculares, se perspetivam no contínuo de toda a educação básica não só são consistentes com o Referencial das Aprendizagens com a Biblioteca Escolar como podem, adicionalmente, contribuir para uma efetiva implementação.
Referenciais

Dimensões de Análise

Áreas
de competência
Natureza
das aprendizagens
Contextos e estratégias de operacionalização
Propostas de Atividades
Aprender com a biblioteca
(2012)
Literacia da Leitura
Literacia dos media
Literacia da informação

Conhecimentos/capacidades
Atitudes/valores

Curricular e extracurricular
Disciplinar e transdisciplinar
Coletânea de atividades ilustrativas de utilização (1 por nível de ensino /pré ao 3.º ciclo) para cada uma das três literacias referenciadas
Metas de Aprendizagem TIC (2010)
Informação
Comunicação
Produção
Segurança
Meta-aprendizagem
Autoavaliação
Autorregulação
Expressão
Criatividade
Ética
Integração transversal: saber usar para pensar, decidir e agir

Reportório de estratégias (3 por nível de ensino /pré ao 3.º ciclo)
COSTA, Fernando et al. (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC. in DGIDC-ME (2010). Metas de Aprendizagem. Lisboa: DGIDC/ME. Disponível em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6567

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares: Aprender com a biblioteca escolar. Lisboa: RBE (2012) Disponível em http://www.rbe.min-edu.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário