O Referencial «Aprender com a
biblioteca escolar» estabelece as aprendizagens associadas ao trabalho das
bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico num entendimento
conceptual coincidente com os pressupostos e opções das Metas de aprendizagens
das TIC. Em ambos os documentos é claro o reconhecimento de que vivemos um
Tempo marcado pela informação e pelo digital, em que se torna necessário que as
escolas assumam e desenvolvam metodologias adaptadas às necessidades de
aprendizagem, presente e futuras, dos alunos.
Neste contexto de rápida mutação,
também as bibliotecas escolares devem mostrar-se capazes de dar resposta às
necessidades e interesses de aprendizagem que vão sendo percetíveis, conjugando
a intervenção educativa em áreas tradicionais com a intervenção em áreas que
emergem da disseminação das TIC. Esta evolução, que todos reconhecemos e a que
assistimos diariamente, destaca a importância do desenvolvimento de novas e
múltiplas competências e literacias. Assim sendo, a função educativa da biblioteca
escolar tem de se expandir de forma a associar ao currículo essas novas e
múltiplas competências.
Ganha, então, especial relevo a
criação de novos ambientes de aprendizagem, em que seja pensada a integração
dos recursos da biblioteca escolar a par da exploração e uso informado das
tecnologias. As Metas de Aprendizagens das TIC que, ao contrário das metas
curriculares, se perspetivam no contínuo de toda a educação básica não só são
consistentes com o Referencial das Aprendizagens com a Biblioteca Escolar como
podem, adicionalmente, contribuir para uma efetiva implementação.
Referenciais
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Dimensões de Análise
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Áreas
de competência
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Natureza
das aprendizagens
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Contextos e estratégias de operacionalização
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Propostas de Atividades
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Aprender
com a biblioteca
(2012)
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Literacia da Leitura
Literacia dos media
Literacia da informação
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Conhecimentos/capacidades
Atitudes/valores
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Curricular e extracurricular
Disciplinar e transdisciplinar
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Coletânea de atividades ilustrativas
de utilização (1 por nível de ensino /pré ao 3.º ciclo) para cada uma das
três literacias referenciadas
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Metas de Aprendizagem
TIC (2010)
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Informação
Comunicação
Produção
Segurança
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Meta-aprendizagem
Autoavaliação
Autorregulação
Expressão
Criatividade
Ética
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Integração transversal: saber usar
para pensar, decidir e agir
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Reportório de estratégias (3 por nível
de ensino /pré ao 3.º ciclo)
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COSTA,
Fernando et al. (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC. in
DGIDC-ME (2010). Metas de Aprendizagem. Lisboa: DGIDC/ME. Disponível em
http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6567
PORTUGAL.
Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares: Aprender
com a biblioteca escolar. Lisboa: RBE (2012) Disponível em
http://www.rbe.min-edu.pt
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